Equipamentos de Bancada
Análise de Circuitos Resistivos
Resumo—Este relatório demonstra experimentalmente os teoremas de Norton e Thévenin, e o princípio da superposição em circuitos montados na protoboard. Com o auxílio do osciloscópio, os sinais foram medidos e analisados para provar os teoremas.
Palavras Chave—teorema de Thévenin, teorema de Norton, princípio da linearidade, princípio da superposição, Lei de Ohm.
I.
INTRODUÇÃO
Resistência é a capacidade dos materiais de resistirem a um fluxo de carga elétrica ou corrente elétrica. O resistor é o elemento do circuito cujo objetivo é delinear o comportamento das resistências dos materiais.
Um resistor linear obedece à Lei de Ohm, ou seja, a tensão sobre o resistor é diretamente proporcional à corrente que passa através dele.
(1)
(5)
(6)
O Princípio da Superposição é aplicável apenas a circuitos lineares. Ele estabelece que um circuito contendo mais de uma fonte independente, a resposta deste circuito pode ser obtida a partir da resposta individual de cada fonte analisada separadamente. Finalmente, um circuito é dito linear quando a saída é linearmente relacionada ou diretamente proporcional a sua entrada. O Teorema de Thévenin define que uma rede linear complexa pode ser representada por apenas uma fonte (V th) ligada em série a uma resistência interna(R th). A fonte Vth será a tensão que chega aos terminais analisados e Rth será a resistência equivalente quando todas as fontes estão delisgadas.
A partir da Lei de Ohm, é possível definir o Princípio da
Linearidade dos circuitos. Circuitos lineares são aqueles que obedecem à propriedade da homogeneidade e da adição.
A homogeneidade é a propriedade que um elemento linear apresenta quando a entrada é multiplicada por uma constante e a intensidade da saída será também multiplicada por essa constante. Aplicando essa propriedade na Lei de Ohm e definindo a entrada como sendo a corrente e a tensão como saída, se a corrente for