Conclusão de curso de tst
1. Introdução do Projeto 05
2. Identificação e Caracterização da Empresa 06
3. SESMT 13
4. CIPA 17
5. Riscos Identificados 19
6. Mapa de Risco 46
7. Análise Preliminar de Risco 48
8. Preparação e Resposta a Emergência 49
9. Gestão de Saúde, Segurança Ocupacional e Meio Ambiente. 59
10. CONCLUSÃO 62
21. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 63
1. Introdução
A profissão do Técnico de Segurança é regulamentada pela lei nº 7.410, de 27 de novembro de 1985. Dentre suas atribuições, definidas pela portaria nº 3.275/89, estão as atividades de elaboração, participação da elaboração e implementação da política de saúde e segurança no trabalho (sst), realização de auditorias, acompanhamento e avaliação nas áreas produtivas de trabalho, identificação de agravantes que possam causar doenças do trabalho, qualidade de vida e meio ambiente, diálogos diários de segurança (dds), investigação e analise de acidentes, medidas de controle e prevenção, participam da adoção de técnologias e processos de trabalho, perícias, investigações e fiscalizações ajudando na integração de processos de negociação.
O Técnico de Segurança visa a redução ao mínimo de riscos de ocorrências de acidêntes e ao cumprimento de todas as normas da legislação incluindo não só as Normas Regulamentadoras (NRs), mas também as Intruções Técnicas do Compo de Bombeiros (ITs).
Empresas que possuam empregados registrados pela Consolidação das Leis Trabalhistas e que sem enquadrem dentro do dimensionamento do quadro II da NR 05, devem contratar o profissional Técnico de Segurança do Trabalho como parte integrante ao quadro de colaboradores.
Atualmente vemos uma maior atuação do profissional de segurança na área da Contrução Civil, porém é possivel empresas das áreas metalurgica, química, petrolífera, alimentícia, hospitais, rural, dentre outras, terem tais profissionais enquadrados. O objetivo do Plano de Melhorias é informar ao empregador o planejamento de atividades, prazos e