Equipamento de Proteção Individual
14
1 INTRODUÇÃO
A atividade laboral exercida no nosso dia-a-dia pode apresenta alguns riscos aos trabalhadores. A diminuição dos riscos que envolve segurança do trabalho é obtida através de medidas de proteção, podendo ser elas coletivas ou individuais. Neste trabalho, abordaremos as medidas de proteção individual, bem como uma análise sobre a conscientização quanto ao uso dos mesmo.
2 REFERENCIAL TEÓRICO
Este capítulo apresenta uma revisão teórica acerca do uso do EPI, bem como uma discussão sobre as causas de não utilização de EPIs por parte de trabalhadores.
A proposta é mostrar que a conscientização dos trabalhadores quanto à necessidade da correta utilização é a melhor forma de evitar acidentes durante a execução de uma atividade que requeira o emprego de EPI.
2.1 PREVENÇÃO DE ACIDENTES
Prevenir, na perspectiva do trabalhador e ou do empregador, é a melhor forma de evitar que os acidentes aconteçam. As ações e medidas destinadas a evitar acidentes de trabalho estão diretamente dependentes do tipo de atividade exercida, do ambiente de trabalho e das tecnologias e técnicas utilizadas. Porém, tenha em atenção o seguinte:
Faça com que o seu local de trabalho seja confortável;
Tenha muito cuidado e siga todas as regras de segurança na realização de atividades mais perigosas;
Organize o local de trabalho ou o seu posto de trabalho, não deixe objetos fora dos seus lugares ou mal arrumados. Se tudo estiver no seu lugar não precisa improvisar perante imprevistos e isso reduz os acidentes;
Saiba os riscos, e cuidados na atividade que se desenvolve e quais as formas de proteção para reduzir esses riscos;
Participe sempre nas ações ou cursos de prevenção de acidentes que a empresa lhe proporcionar;
Aplique as medidas e dispositivos de prevenção de acidentes que lhe são facultados, designadamente o uso de vestuário de proteção adequado, como as proteções auriculares para o ruído, óculos, capacetes e