sociologia
Seria equívoco pensar que Marx não elaborou uma interpretação do Estado capitalista, simplesmente porque não a vemos sistematizada em algumas páginas, num ensaio ou livro. A interpretação do Estado aparece bastante bem delineada nos vários passos da sua análise do regime capitalista de produção.
IANNI, O. Dialética & Capitalismo – ensaio sobre o pensamento de Marx. 3 ed., Rio de Janeiro: Vozes, 1985, p. 64.
Para Marx, quais são as funções reais e aparentes do Estado Moderno?
R:
5) "Na semana passada, o Banco Mundial, Bird, divulgou um relatório que provocou grande alvoroço. Segundo os técnicos do banco, entre 1987 e o final deste ano o número de pobres no mundo terá crescido, em proporção, ligeiramente mais do que a população do planeta. Chegaremos ao ano 2000 com 1.5 bilhão de pessoas sobrevivendo com o equivalente a menos de 1 dólar por dia."
(VEJA, n. 38, 22/09/1999, p. 124)
De acordo com a teoria marxista explique a desigualdade social que o texto acima aponta.
6) De olhos atentos para seu momento histórico bem como para o que estava por vir, William Shakespeare, em “Timão de Atenas”, afirma, pela boca de um de seus personagens, que “o ouro torna o preto branco, o feio belo, o injusto justo, o vil nobre, o velho jovem, o covarde valente!”. E mais: “coloca os ladrões nos bancos dos senadores. É ele que transforma na jovem noiva a viúva velha e gasta.”
Analise tal afirmação e, em seguida, relacione-a com práticas sociais típicas da sociedade capitalista com base nas observações de Marx.
7) Fale a respeito do materialismo histórico segundo as observações teóricas de Karl Marx.