equinodermos
O filo possiu cerca de 6000 especies descrita, todas marinhas
CARACTERISTICAS GERAIS:
Triblastico, celomado, na larva tem simetria bilateral e no adulto simetria radial secundaria, deuterostômio, endoesqueleto interno de origem mesodermica.
Sistema ambulacral (ouhidrovascular): é uma caracteristica exclusiva do filo, trata-se de um sistema de tubos e bolsas cheios de agua do mar. A agua penetra no sistema atraves da placa madreporica(ou madreporito) a qual se comunica com um ducto circular. Deste partes 5 ductops que distribuem a agua internamente ao corpo do animal. dos canaios radiais partem pequenas bolsas musculopsas chamadas ampolas, cada uma delas associadas a um pé ambulacral, que pode ser projetado para fora do corpo. esse sistema é responsavel por varias funçoes dos quinodermos, como respiração, excreção, locomoção, fixação e captura de alimentos.
O funcinamento do sistema ambulacras na locomoção: qnd a ampola contrai o pe ambulacral de distende e qnd a ampola se de distende o pé ambulacral se contrai, existe uma glandula de muco no pé ambulacral que permite a fixação.
Presença de espinhos, pédicelarias e papulas:
-espinhos> ligados ao esqueleto e recoberto por uma fina camada de epiderme.
-pedicelarias: estrutura que remove detritos que aderem ao corpo do animal mantendo o msm limpo
-Papulas: projeção da parece corporal revestida por epiderme que aumentam a superficie de troca gasosas.
Sistema digestorio completo: digestão estracelular com absorção intestinal e distribuição dos mesmos via liquido celomatico. na maioria dos equinodermos a boca fica na face inferior do animal, voltada para o subtrato enquanto o anus fica na região superios. os ouriços do mar possuem uma estrutura ventral dotada de 5 dentes calcarios, muito fortes e afiados, deniominados lanterna de aristoteles.
Sistema respiratorio e excretor: as trocas ocorres por meio de branquias e o liquido celomico distribui oxigenio para as celulas do corpo. asd