Equilíbrio químico na atmosfera
Equilíbrio Químico na atmosfera
Equilíbrio químico é o equilíbrio dinâmico de reações que acontecem no sentido direto e inverso ao mesmo tempo. Ou seja, o equilíbrio químico acontece com as reações reversíveis.
Um fenômeno reversível é quando dois ou mais elementos que formam um reagente se misturam e formam um produto, mas parte desse produto se separa e volta a formar o reagente, então podemos observar ai uma situação de equilíbrio químico.
Quando falamos de equilíbrio químico na atmosfera podemos observar que esse fenômeno é muito mais comum do que podemos imaginar. Ele ocorre em diversas situações e desde que o homem o descobriu muitos fenômenos puderam ser explicados e em alguns casos puderam até ser alterados para beneficiar a sociedade humana.
A atmosfera é um envoltório de gás que existe em torno de qualquer planeta ou estrela, exercendo pressão sobre eles.
A atmosfera terrestre é uma camada que possui cerca de 700 km de espessura e é composta por uma por uma mistura de gases, vapor de água, pó e sujeira. Envolvendo a Terra, protegendo-a dos meteoritos e de radiações nocivas à saúde.
Assim como a água e o solo, o ar constitui um recurso indispensável à vida no nosso planeta. Através de ciclos naturais, os seus constituintes são consumidos e reciclados: portanto, a atmosfera possui uma certa capacidade deputadora que em condições naturais, permite a eliminação dos materiais nela descarregados pelos seres vivos.
É comum os cientistas dividirem a atmosfera em camadas, de acordo principalmente, com a variação de temperatura e a composição química.
Essas camadas foram denominadas: Troposfera, Estratosfera, Mesosfera, Ionosfera e Exosfera.
A estratosfera é a camada que vai até 50 km sobre o nível do mar. Contém nitrogênio, oxigênio e ozônio. Nela a temperatura cresce com a altitude, indo de -56º₢ a -2ºC (o ozônio e o oxigênio são capazes de absorver energia do sol na forma de radiação ultravioleta). Na região média dessa