Equilíbrio Químico
Equilíbrio
Químico
Julia Faria Bonette 3º B
Pedralva, 6 de março de 2013
Equilíbrio Químico nas Cavernas
As cavernas são formadas a partir da reação em equilíbrio químico de dissolução do carbonato de cálcio em água e gás carbônico. Ao gotejar de maneira lenta e contínua, é liberado o gás e a água evapora, formando no teto as estalactites. Já as gotas que caem ao chão formam as estalagmites.
A formação de estalagmites no chão e estalactites no teto de cavernas se dá por meio de reações em equilíbrio químico.
Uma reação reversível ocorre quando é possível transformar novamente os produtos nos reagentes. Esse tipo de reação entra em equilíbrio químico quando a taxa de desenvolvimento da reação direta, ou seja, a reação com consumo de reagentes e formação de produtos ocorre com a mesma velocidade que a da reação inversa – formação de reagentes e consumo de produtos.
Esses tipos de reações em equilíbrio são muito vistas no cotidiano. Um exemplo é o que ocorre nas cavernas, na formação das chamadas estalactites e estalagmites.
Galinho do tempo
O galinho do tempo é revestido com o sal de cloreto de cobalto II que quando está hidratado fica cor de rosa, mas quando está anidro fica na cor azul.
Você já viu algum “galinho do tempo”? São aqueles bibelôs na forma de um pequeno galo que, dependendo das condições climáticas, pode ficar na cor azul ou na cor rosa. Se este enfeite estiver na cor rosa é indicio de que provavelmente o tempo ficará chuvoso e fará frio. Mas se ele estiver azul, provavelmente o dia permanecerá quente sem previsões de chuvas.
É bem verdade que a previsão do tempo é algo muito mais complexo que envolve várias variáveis. Atualmente, a meteorologia utiliza de muitos equipamentos que estudam as propriedades da atmosfera para conseguir prever se irá chover ou não, tais como barômetros (medem a pressão do ar),