equilíbrio quimico
Equilíbrio químico
Aluno: Mateus Souza Noronha
Turma: 2º ano “A” manhã
Prof.ª: Claudiane
Teresina 30/09/2013
1. INTRODUÇÃO As reações químicas podem ocorrer de várias maneiras, em alguns casos elas ocorrem de forma completa, ou seja, os reagentes são consumidos durante o processo. Por exemplo, quando queimamos uma folha de papel essa passa a não existir mais, de forma que é impossível recuperar sua forma original. Esse tipo de reação se classifica como irreversível.
Em contrapartida, existem as reações reversíveis, onde os produtos podem se converter à forma inicial, elas podem ocorrer em processos químicos e físicos e são identificadas pela seta dupla: Se você colocar água líquida em um recipiente fechado vai ter uma reação reversível através da equação:
H2O (l) H2O (v)
As moléculas de água no estado líquido passam para o estado de vapor continuamente, e ao mesmo tempo a água evaporada retorna para o estado inicial (líquido). Quando a velocidade de vaporização se iguala à de condensação, o sistema entra em equilíbrio.
2. Material
. Copo de 250mL
. Espátula
. Varetas (palitos de madeira)
. Pipeta de Beren
. Pipeta de Pasteur
. Microondas;
. Placa de microanálise;
. Tubo de ensaio
. Gelo;
. Água;
3.Objetivo Com esta experiência pretendemos reconhecer o efeito da variação da temperatura e da concentração no equilibro de uma reação. Para tal sabemos que num sistema em equilíbrio, se a reação for endotérmica no sentido direto, ou seja, absorver energia, consequentemente, a sua reação inversa é exotérmica, liberta energia. Para, além disso, há que salientar que o principio de le Chatelier é fundamental para explicar a influência da variação da temperatura num sistema em equilíbrio. O principio de le Chatelier afirma que