Equilíbrio de uma partícula (tração em cordas )
INTRODUÇÃO
Na aula do dia 05/08 foram realizados experimentos com o objetivo de observar como as forças atuam sobre um corpo em equilíbrio.
Sabemos que forças são grandezas Vetoriais, possuindo, módulo, direção e sentido, obedecendo às leis da soma, subtração e multiplicação vetoriais. A condição para que um corpo material permaneça em equilíbrio é que a resultante de todas as forças que atuam sobre este corpo (ponto material) seja igual à zero.
Quando varias forças atuam sobre um corpo de tal maneira que a resultante vetorial delas pé nula, o corpo agirá como se nenhuma força estivesse aplicada a ele. Este é o estado comum de equilíbrio de quase a totalidade dos corpos no cotidiano.
1 Desenvolvimento
Sabendo que para um corpo estar em equilíbrio ∑Fx = 0→somatório de forças na direção horizontal deve ser nulo e ∑Fy = 0→somatório de forças na direção vertical deve ser nulo também. Sendo assim fizemos experimentos para comprovar na pratica o que foi dito por Newton na Teoria.
2 Material Usado
Para desenvolver o experimento utilizou-se de:
Massa de 50g com ganchos
Tripés
Hastes Metálicas
Dinamômetros de 2N (2,0 +/- 0,1 ) Transferidor
Manípulos diversos
3 Etapas
A pratica do dia contou com o desenvolver de dois experimentos para observar a ação das forças sobre um corpo posicionado de maneiras diferentes.
4 Experimento 1
Conforme a figura 1 os dinamômetros estavam ajustados de forma que q sua medida fosse zero quando inclinados. Quando as massas foram colocadas observou-se que 0,78N agiam sobre TA e 0,80N agindo sobre TB formando ângulos de α = 20º e β= 21º.
Figura 1.
O diagrama de corpo isolado