Equilíbrio de um corpo rígido aplicado á alavanca inter – resistente
26 de julho de 2014
Disciplina: Física Experimental II Licenciatura em Física 5° período
Aluna:Patricia Alves da Silva
INTRODUÇÃO :
A alavanca inter- resistente é uma máquina simples constituída por um corpo sólido de forma qualquer, geralmente uma barra rígida, móvel em torno de um ponto fixo ( denominado ponto de apoio) e solicitado por três forças: uma força resistente ( força aplicada pela carga a ser movida), localizada entre dua forças: a força de reação do ponto de apoio e a força motriz ( força aplicada por agente externo com objetivo de deslocar a carga) que tendem a fazer a girar a alavanca em sentidos diferentes. Como exmplos de alavancas inter- resistente temos: Quebra nozes, carrinho de mão , etc.
A força aplicada sobre a alavanca é chamada de força motriz (FM) e atua num ponto da barra distante rM do eixo de rotação fazendo-a girar. O objeto que receberá a força amplificada reage com uma força igual e contrária chamada de força resistente (R) num ponto distante rR do ponto de apoio. A ação das forças motriz e resistente sobre a alavanca resulta num esforço no ponto de apoio (eixo de rotação) que reage com uma força igual e contrária, chamada reação de apoio N. O peso da própria alavanca deve ser considerado e, a força peso (W = m.g) da barra atua sobre o centro de gravidade da barra, distante rC.G. do eixo de rotação. As alavancas podem ser entendidas como um exemplo de equilíbrio do corpo rígido, ou seja: . As alavancas são classificadas, segundo as posições relativas entre as forças motriz e resistente e o eixo de rotação (onde atua a reação de apoio N), como:
Interfixa: Ponto de apoio entre os pontos de aplicação das forças. Inter-resistente: Força resistente entre o ponto de apoio e a força motora. Interpotente: Força aplicada entre o ponto de apoio e a força resistente
MATERIAL ULTILIZADO:
01 painel metálico (1) multifuncionaal (