A fisica da alavanca
A força aplicada em pontos de extremidade da alavanca é proporcional à relação do comprimento do braço de alavanca medido entre o fulcro e o ponto da aplicação da força aplicada em cada extremidade da alavanca.
O peso P representa a resistência aplicada no ponto B, o ponto O é o ponto de apoio (fulcro) e a força representa a potência aplicada no ponto A.
O torque da força F2 com relação ao ponto O é tal que faz girar o sistema no sentido horário e depende do módulo da força peso e da distância D2.
O torque da força F1 com relação ao ponto O é tal que faz girar o sistema no sentido anti-horário e depende do módulo da força peso e da distância D1.
Quando os dois torques forem iguais, o sistema não gira, está em equilíbrio.
O estudo das alavancas está diretamente ligado ao conceito de equilíbrio, em especial ao de rotação. Graças aos estudos realizados em torno desse tema, diversas ferramentas puderam ser inventadas. Além disso, esses desenvolvimentos permitiram também uma compreensão do corpo humano, o qual utiliza os músculos como transmissores de forças e as articulações como pontos fixos de alavanca.
Em diversas situações cotidianas vemos o uso das alavancas como forma de auxílio no desenvolvimento de trabalhos. Uma que mais podemos ver é a utilização de alavancas pelos borracheiros. Eles utilizam alavancas para desenroscar os parafusos das rodas de caminhões, para mover objetos grandes, como mostra a ilustração acima, entre outras coisas.
Os elementos de uma alavanca
Toda alavanca é composta por três elementos básicos:
- PF – ponto fixo, em torno do qual a alavanca pode girar;
- FP – força