A LEI DAS ALAVANCAS DE ARQUIMEDES
ENGENHARIA CIVIL
A LEI DAS ALAVANCAS DE ARQUIMEDES
BRASÍLIA
MARÇO - 2014
A LEI DAS ALAVANCAS DE ARQUIMEDES
Trabalho do curso de Engenharia Civil, apresentado à disciplina de Tópicos de Física Geral e Experimental.
ORIENTADOR:
BRASÍLIA
MARÇO - 2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Arquimedes de Siracusa foi um matemático, físico, inventor, filósofo e engenheiro, além de ter sido um dos principais cientistas da Antiguidade Clássica.
Ele passou sua vida se dedicando aos seus trabalhos científicos dos quais contribuíram muito para a evolução da ciência, dos seus métodos e conceitos. Arquimedes, como é popularmente conhecido, foi morto por um soldado romano durante o Cerco a Siracusa, mesmo tendo os lideres de Roma dado ordens para deixa-lo livre, devido sua popularidade e a admiração que muitos tinham por ele.
Entre suas maiores contribuições para o âmbito cientifico, está a Lei das Alavancas. No meio da Física, a alavanca é um corpo rígido capaz de girar em torno de um eixo horizontal fixo. A força e distância são grandezas usadas na equação fundamental das alavancas e é extremamente relevante para os cálculos e análise.
ARQUIMEDES (287-212 a.C.)
BIOGRAFIA
Arquimedes foi um proeminente matemático e inventor grego, escreveu importantes trabalhos sobre a geometria plana e sólida, aritmética e mecânica. Sem dúvida o maior génio da Antiguidade clássica e um dos maiores de todos os tempos. Arquimedes reúne todas as características que o imaginário popular atribui a um verdadeiro sábio. Era filho do astrônomo Fídias, que obteve uma estimativa para a razão dos diâmetros do Sol e da Lua. A palavra “Arquimedes” é composta de duas partes: arché, que significa princípio, domínio ou causa original; e mêdos, que significa mente, pensamento ou intelecto.
Arquimedes nasceu em Siracusa - Sicília, e foi educado em Alexandria -