Teoria das alavancas de arquimedes
Teoria das Alavancas de Arquimedes
Brasília, 24 de Março de 2014
Introdução
Em 287 A.C. na cidade de Siracusa (colônia grega na Magna Grécia), nasceu Arquimedes. Ainda jovem mudou-se para Alexandria para o centro de atividade matemática, onde teve aula com Euclides desenvolvendo assim seus conhecimentos a respeito de todo o campo matemático destacando-se também na área de mecânica. Sendo considerado um dos maiores matemáticos de todos os tempos, Arquimedes morreu no ano de 212 a.C.. Entretanto Arquimedes deixou um legado de descobertas e estudos que com o decorrer dos anos foi se aprimorando e serviram de grande passo para a física, matemática, e mecânica contemporânea.
Arquimedes tornou-se famoso pelos seus inventos, dentre eles muitas máquinas de guerra, algo parecido com uma catapulta para disparar objetos, espelhos alinhados afim de queimar embarcações até poderosas alavancas para erguer navios. Um invento famoso de Arquimedes foi o seu parafuso, um instrumento até hoje utilizado para retirar água de um poço. Foi Arquimedes quem determinou o principio da hidrostática, chamado de Princípio de Arquimedes. O enunciado deste principio é : Qualquer corpo mergulhado na água perde uma parte de seu peso igual ao peso do volume de água que desloca. Arquimedes também formulou a teoria da alavanca simples, resumida numa frase célebre: “Dai-me um ponto de apoio e levantarei a Terra.”.
A lei da alavanca de Arquimedes
A lei das alavancas mostra matematicamente que dois pesos se equilibram a distâncias reciprocamente a eles proporcionais. Ou seja, uma pessoa fazendo uma força de pequena intensidade ( aplicada a uma alavanca) consegue equilibrar uma força contraria exercida por um peso (em extremidade) mais intenso. Fazendo com que os corpos possam ficar em equilíbrio ou ate mesmo levantar tal peso.
Exemplo¹ :
Mostrando