Pista de choque mecânico
A construção de pista para o encontro de móveis é um trabalho que foi desenvolvido por alunos de engenharia da Universidade Nove de Julho - UNINOVE. O projeto consiste em construir um protótipo para obter o choque mecânico entre discos utilizando energia potencial gravitacional e energia potencial elástica.
Choques mecânicos são aqueles que “... acontecem quando dois corpos ou mais corpos se encontram. Não é difícil de entender choques, pois vemos todos os dias.” (Ishizaka, 2005)
Como determinado pela UNINOVE, deve ser utilizada a energia potencial gravitacional para o deslocamento um dos corpos, a qual, nas palavras de Antônio Máximo, pode ser explicada da seguinte maneira “... se um corpo de massa m encontra-se a uma altura h acima de um nível de referência, este corpo possui energia potencial gravitacional relativa a este nível.” (MÁXIMO, 2006). O outro disco sofre a ação da força elástica, na qual a força é diretamente proporcional à compressão do elástico ou mola, isto é, quanto maior a compressão maior é a força gerada.
Este projeto apresenta as principais atividades desenvolvidas na concepção de uma pista de encontro de móveis, demonstrando as soluções para os problemas encontrados e a execução de forma adequada visando o melhor resultado possível na construção do protótipo.
2. JUSTIFICATIVAS DO TEMA
O tema do trabalho foi proposto pelo Departamento de Ciências Exatas da Universidade 9 de Julho – UNINOVE, aos alunos que cursam o segundo semestre de engenharia no ano de 2013.
Este projeto busca a construção de um protótipo que cumpra todas as regras, metas e resultados estabelecidos por seus coordenadores e avaliadores e contribuir para a área de pesquisas científicas da Universidade.
3. OBJETIVOS
3.1. OBJETIVOS GERAIS
O objetivo do trabalho é construir uma pista para o encontro de móveis, através das regras estabelecidas pelo Departamento de Ciências Exatas da Universidade 9 de Julho