Arquimedes e a Lei das Alavancas
Tema:
Lei das Alavancas
Lei dos Corpos Flutuantes
Arquimedes
A Escola Alexandria
“Dê-me uma alavanca e um ponto de apoio que levantarei o mundo”
Uma das frases do filósofo Grego Arquimedes, onde cita uma de suas teorias da física-mecânica.
Arquimedes além de filósofo foi também físico, matemático, engenheiro, inventor e astrônomo.
Ele contribuiu para a física nos campos da Hidrostática, Estática, Lei do Empuxo e Lei das Alavancas.
Lei das Alavancas – É o princípio do equilíbrio onde temos uma barra rígida, tendo para si um ponto de apoio. Arquimedes descobriu que se tiver uma Força F1 num ponto da extremidade da barra pode-se encontrar o equilíbrio da barra por se colocar uma força F2 na outra extremidade da barra.
Temos o princípio das Alavancas em nossa vida cotidiana. Por exemplo, quando vamos trocar o pneu do carro e precisamos desapertar os parafusos usamos uma chave de roda, quando maior for a distância do ponto de apoio menor será o esforço que exercemos para soltar o parafuso.
Outro exemplo, um fato que aconteceu à pouco tempo, e até existe uma polêmica ainda, foi o acidente na construção do Estádio do Corinthians, onde o guindaste não suportou a última peça da cobertura, não foi um erro de cálculo porque ele tinha capacidade pra suportar, e o que pode ter ocorrido foi o estado do solo, ponto de apoio do guindaste, levando então em consideração que o impacto da base que sustenta o ponto de apoio pode também acarretar na variação do equilíbrio.
Lei dos Corpos Flutuantes
Um sólido mais leve que um fluído não ficará caso colocado nele, totalmente submerso, mas parte dele vai se projetar acima da superfície.
Qualquer sólido mais leve que um fluído ficará caso colocado no fluído, submerso de tal forma que o peso do sólido será igual ao peso do fluído deslocado.
Em termos atuais, um corpo imerso sofre a ação de uma força de empuxo dirigida para cima igual ao peso do fluído que ele desloca. Essa relação é chamada de princípio de Arquimedes.