Alavancas - Quebra Nozes
PROJETO DE FISICA: Quebra-Nozes (Fisica de Alavanca)
Projeto realizado pelo Grupo 9 da aula de Fisica do 2o Semestre de Agronomia, onde foi solicitado para que os grupos realizasem uma pesquisa com base nos fundamentos da fisica, e então montassem um projeto que demonstrasse esses fundamentos.
Introdução:
O projeto realizado é um Quebra-Nozes. Aparelho que utiliza a fisica mecanica de alavanca para realizer uma força na casca da noz e esta então se partir.
Justificativa:
Foi escolhido esse aparelho devido à falta de verba e à pouca disponibilidade de materiais. Procuramos utilizar apenas materias reciclaveis e que pudessem ser reaproveitados.
Fundamentação Teórica:
Alavancas são simples peças rígidas, tais como, barras, hastes, travessões (retos ou curvos), capazes de girar ao redor de um ponto ou eixo, denominado fulcro ou ponto de apoio. Tesouras, hastes de guarda-chuva, alicates, balanças, articulações das 'velhas' máquinas de escrever, remos, gangorras e tantos outros dispositivos funcionam baseados no princípio das alavancas.
Em uma região da alavanca o operador aplica seu esforço (F) e ela transfere para a outra região (onde está colocada a 'carga') uma força (R).
Nas operações com alavancas distinguimos:
a) braço de potência (ou de esforço) – bp - que é a distância (OA) do fulcro (O) até o ponto (A) onde se aplica a força do operador (F). .
b) braço de resistência (ou de carga) – br - que é a distância (OB) do fulcro (O) até o ponto (B) onde se coloca a carga.
Estamos, conforme se ilustra abaixo, admitindo que as forças que agem na barra são perpendiculares a ela
Se, na situação ilustrada acima, a alavanca estiver em equilíbrio, deveremos ter:
Equilíbrio das forças: N = F + R
Equilíbrio dos momentos: MF,O = MR,O ou F.bp=