Relatorio AV2 Fisica Experimental
Curso: Engenharias
Disciplina: Física Experimental
Código: CCE0477
Turma: 3112
Professor (a): Robson Florentino
Data de Realização: 12/05/2015
Nome do Aluno (a): Priscila Mota De Queiroz
Nome do Aluno (a): Aira S. Santos
Nome do Aluno (a): Juliana Ramos de Almeida Silva
Nome do Aluno (a): Rodney Rangel Cruz
Nº da matrícula: 201407223429
Nº da matrícula: 201402239696
Nº da matrícula: 201401294545
Nº da matrícula: 201402503687
Nome do experimento
Maquinas simples: Plano de Alavancas Interfixas, Inter-resistentes e Interpotentes.
Objetivo
O intuito deste experimento será constatar que ao aumentar o tamanho da alavanca, a força aplicada necessária para levantar um peso no ponto oposto é menor.
Introdução
• Maquinas simples
No cotidiano, o termo máquina é reservado a equipamentos grandes, utilizados para efetuar os mais diferentes serviços. Por exemplo, máquinas existentes em fábricas como tecelagem, máquina de lavar roupa, máquina de costura etc. Já na Física, o termo máquinas simples é reservado a pequenos objetos ou instrumentos que facilitam a execução de diferentes afazeres do dia-a-dia. Por exemplo um martelo, uma tesoura, uma alavanca, uma roldana, um plano inclinado são exemplos de máquinas simples. Entre os conceitos e princípios físicos que explicam a vantagem mecânica desses instrumentos estão os conceitos de força, de torque, de trabalho realizado pela aplicação de uma força, de equilíbrio na translação e na rotação. Esses conceitos e princípios estão sendo aplicados até no corpo humano, sem que haja consciência do indivíduo que os utiliza.
O uso das "máquinas simples" são completamente incorporadas ao cotidiano tendo em vista a facilidade de uso, existem inúmeras máquinas simples utilizadas no dia-a-dia. As máquinas simples são equipamentos que possibilitam a execução de uma tarefa com menos força ou menos desgaste físico. Já as máquinas complexas são combinações de seis tipos de máquinas simples: