fisica
Estática
Índice:
1. Equilíbrio de um ponto material
1.1 Princípio de transmissibilidade das forças
1.2 Centro de gravidade
1.3 Equilíbrio estático de um ponto material
2. Equilíbrio de um corpo extenso
2.1. Momento de uma força
2.2. Momento resultante
2.3. Equilíbrio estático de um corpo extenso
3. Maquinas simples
3.1. Talha exponencial
3.2. Alavanca
3.2.1 Alavanca interfixa
3.2.2 Alavanca inter-resistente
3.2.3 Alavanca interpotente
3.3 Condição de equilíbrio de uma alavanca
1.Equilíbrio de um ponto material
Chamamos de ponto material todo corpo que pode ter suas dimensões desprezadas, desde que isso não interfira na analise do problema.Nesse caso, toda massa do corpo é concentrada em um único ponto: o ponto material.
Portanto, a condição necessária e suficiente para um ponto material estar em equilíbrio (estático ou dinâmico) é que seja nula a resultante de todas as forças que agem sobre ele.
O ponto P da figura esta submetido à ação de três forças simultâneas; a F1 F2 e F3. Ele estará em equilíbrio se for satisfeita a equação vetorial:
F1 + F2 + F3= 0
A equação vetorial acima deve ser transformada em equações escalares. Para tal, podem ser utilizados os processos de soma vetorial, que analisamos a seguir.
Se as forças atuantes no ponto material forem coplanares, transforma-se a equação vetorial das somas das forças em duas equações escalares, projetando-se as forças sobre dois eixos cartesianos ortogonais Ox e Oy. Sendo assim, a condição de equilíbrio do ponto material pode ser estabelecida da seguinte forma:
A soma algébrica das projeções de todas as forças na direção do eixo Ox é nula:
F1x + F2x + F3x=0
A soma algébrica das projeções de todas as forças na direção do eixo Ox é nula:
F1y + F2y + F3y = 0
O valor algébrico de uma projeção será positivo se seu sentido coincidir com o sentido do eixo; será negativo se seu sentido for oposto ao do eixo. A