Equilíbrio Alimentar
Equilíbrio Alimentar significa você ter um balanceamento no que precisa comer e do que gosta de comer.
Para ter uma alimentação saudável você não precisa abrir mão de tudo que você gosta de comer, basta fazer uma moderação de tudo que come, pois assim poderá comer de tudo e ganhar saúde. Para satisfazer as necessidades do organismo, a alimentação tem que ter pelo menos três requisitos:
. Completa, contendo todos os tipos de nutrientes, quer os utilizados para fins estruturais, em especial as proteínas, quer para fins energéticos, como os hidratos de carbono e as gorduras, e com funções reguladoras, principalmente os minerais e as vitaminas.
. Equilibrada, com as proporções necessárias entre os diferentes nutrientes, de modo a evitar carências ou excessos de uns e de outros.
. Variada, com o consumo habitual de alimentos de origem diversa, o que é indispensável para assegurar o consumo de todos os princípios nutritivos alimentares.
Para estabelecer a forma de satisfazer as exigências nutricionais, podem-se adotar duas opções: estipular as necessidades diárias de cada tipo de nutriente em termos absolutos ou determinar as percentagens relativas de cada um deles na vida quotidiana.
Seguindo o primeiro critério, normalmente considera-se que convém consumir diariamente aproximadamente 4 a 5 g de hidratos de carbono, 1 g de gorduras por cada quilograma de peso corporal, bem como quantidades específicas dos diversos minerais e vitaminas. No entanto, este tipo de cálculo é demasiado rígido, porque não contempla as variações das necessidades das diferentes fases da vida ou as diferenças dos vários tipos de atividade física.
Quanto ao segundo critério, mais genérico e, por isso, de aplicação mais ampla, tem como base o cálculo das necessidades calóricas totais, ou seja, a energia global que o organismo precisa obter dos alimentos. Esta dose energética total depende de fatores individuais como a idade, o sexo e