Cadeia alimentar
Objetivo
* O conceito de teia e cadeia alimentar * Contextualizar a dinâmica de teia alimentar no ecossistema * Analisar a complexidade das teias alimentares e sua importância para o equilíbrio ecológico de um ecossistema.
Conteúdo
A cadeia alimentar e o equilíbrio ecológico
Na natureza, todos os seres vivos dependem uns dos outros. As plantas crescem e fornecem alimento para algumas espécies de animais. Essas espécies servem de alimento para outros animais. Os restos são decompostos por bactérias e retornam à terra em forma de sais minerais. Essa relação linear é chamada cadeia alimentar. Além de garantir a existência das espécies, a cadeia alimentar permite que a natureza permaneça em equilíbrio ecológico.
O Equilíbrio Ecológico
Nos rios, nos mares e nos campos e florestas, plantas, animais e micro-organismos estabelecem entre si e com o ambiente um relacionamento que garante não apenas a sobrevivência de todos, mas também a preservação dos recursos naturais oferecidos pelo meio em que vivem. Essa situação de estabilidade é chamada equilíbrio ecológico.
O relacionamento dos seres vivos entre si e com o meio ambiente resulta em sistemas complexos, chamados ecossistemas. Os ecossistemas são constituídos por organismos (fatores bióticos) e condições naturais (fatores abióticos), com uma contínua transferência de matéria e energia entre eles.
Produtores, consumidores e decompositores
Os seres vivos que compõem um ecossistema são denominados componentes bióticos e seu conjunto é denominado biota ou biocenose. Eles se organizam em três categorias: produtores, consumidores e decompositores.
Produtores
Os produtores ou autótrofos são organismos capazes de fabricar seu próprio alimento. Na natureza, os principais produtores são as plantas e as algas. As substâncias que esses seres vivos produzem por meio da fotossíntese são indispensáveis para sua nutrição e também para a nutrição dos seres vivos que não fazem