Equilibrio Químico
PARTE 1: Equilíbrio entre íons cromato e dicromato.
Cromatos formam solução amarela e dicromatos alaranjadas.
Em solução, entre os íons cromato e dicromato se estabelece o equilíbrio:
Questões:
1. Qual a influência dos íons H+(aq) sobre a transformação 2CrO42-(aq) → Cr2O72-(aq)? Equacionar a reação correspondente.
Quando adicionamos o HCl a solução de K2CrO4, percebemos uma mudança de cor na solução, de amarelo para alaranjado. Isto acontece porque os íons CrO42- e Cr2O72- quando estão em solução, estabelecem um equilíbrio químico. Neste equilíbrio o CrO42-, que é um íon amarelo se transforma em Cr2O72- , que é um íon alaranjado. Uma diminuição de pH favorece a formação do Cr2O72- e por isso a adição do HCl ou H+ tornou a solução alaranjada. Dizemos que houve um deslocamento no equilíbrio no sentido de formação do Cr2O72-.
Equação:
2. Qual a influência dos íons OH-(aq) sobre a transformação Cr2O72-(aq) →2CrO42-(aq)? Equacionar a reação correspondente.
Quando adicionamos o NaOH a solução de K2Cr2O7, percebemos uma mudança de cor na solução, que mudou de alaranjada para amarela. Isto ocorre porque os íons CrO42- e Cr2O72- quando estão em solução estabelecem um equilíbrio químico. No equilíbrio o Cr2O72- que é um íon alaranjado se transforma em CrO42-, um íon amarelo. Ao contrário da questão anterior onde ocorria uma diminuição do pH, aqui temos um aumento de pH que favorece a formação de CrO42- e por isso a adição de NaOH ou OH- tornou a solução amarela.
Equação:
Cr2O72- + 2OH- 2CrO42- + H2O
PARTE 2: Efeitos da variação de temperatura (CoCl2) Co(H2O)6 + 4Cl- CoCl4 2- + 6H2O Rosa-claro Azul-escuro
Questão:
1. Procedendo dessa maneira, pode-se determinar qual das reações é exotérmica e qual é endotérmica. Justifique.
A reação no sentido direto, sentido de formação dos produtos é