Equilibrio quimico
Geral e Inorgânica
Roteiro de Aula Prática
Química Fundamental II
(QUI A28)
Experimento: Equilíbrio Químico
INTRODUÇÃO
Algumas reações químicas acontecem de forma completa, denominadas reações irreversíveis, acontecem até que um dos reagentes seja consumido por inteiro, formando um produto. Um exemplo de reação irreversível é a combustão.
Outras reações são chamadas de reações reversíveis. Essas reações acontecem tanto na forma direta quanto na forma inversa e são representadas por uma dupla seta.
O equilíbrio químico é observado somente em reações do tipo reversíveis.
FUNDAMENTOS TEÓRICOS
A constante de equilíbrio é expressa em termos de atividade. Contudo, a ausência de informações acerca das atividades dos componentes impõe a utilização de uma constante de equilíbrio aparente, onde a solução é considerada ideal. Desta maneira, os coeficientes de atividade são iguais à unidade. Por exemplo, na reação de esterificação:
CH3COOH + C2H5OH CH3COOC2H5 + H2O ( A ) ( B ) ( C ) ( D)
A constante de equilíbrio aparente é dada ela equação:
na qual [ ] representa a concentração em quantidade de matéria de produtos e reagentes e a, b, c e d representam os coeficientes estequiométricos da equação.
Neste caso, a determinação da constante K consiste simplesmente na determinação da concentração de cada componente no sistema em equilíbrio.
OBJETIVOS
Determinar a constante de equilíbrio da reação de hidrólise de um éster em solução.
MATERIAIS E REAJENTES
Reagentes Materiais
Ácido Clorídrico 3 mol. L-1 Erlenmeyers
Hidróxido de sódio 1 mol.L-1 Pipetas
Fenolftaleína