Equilibrio oferta e demanda
1 Definição de oferta
Oferta é a quantidade de determinado bem ou serviço que os produtores e vendedores desejam vender em determinado período.
Como a demanda, a oferta representa um plano ou intenção, neste caso dos produtores ou vendedores, e não a venda efetiva. Como veremos mais adiante, em Custos de Produção, as quantidades ofertadas são pontos em que os vendedores estão minimizando seus custos.
2 Variáveis que afetam a oferta de um bem ou serviços As principais variáveis que afetam a oferta de dado bem ou serviço são:
Qoi = f (pi, πm, pn, T, M) Função Geral da Oferta
onde:
Qoi = quantidade ofertada do bem i/t
Pi = preço do bem i/t πm = preço dos fatores e insumos de produção m (mão-de-obra, matérias-primas etc.) pn = preço de outros n bens, substitutos na produção
T = Tecnologia
M = objetivos e metas do empresário
2.1 Variação do preço do bem i\t (variação do preço do próprio bem) > 0: se o preço do bem aumenta, estimula as empresas a produzirem mais, coeteris paribus. Temos, neste caso, a Lei da Oferta: relação positiva entre preço e quantidade ofertada
Assim, como definimos uma escala de procura, tem-se também uma escala de oferta, que mostra como os empresários reagem, quando se altera o preço do bem ou serviço, coeteris paribus. Por exemplo:
Escala de oferta Gráfico 01 – Curva de oferta de um bem ou serviço
Quando os preços sobem, quantidade ofertada sobe e quando preços caem, quantidade ofertada também cai.
2.2 Variação dos preços dos fatores de produção < 0: se, por exemplo, o preço do fator terra aumenta, diminui a oferta de café, coeteris (desloca-se em virtude do aumento do preço da terra), como mostra a figura 2.19. O mesmo vale para os demais fatores de produção, como mão-de-obra, matérias primas, energia etc.
Gráfico 02 – Deslocamento da oferta, dado um aumento no preço de um fator de produção
O aumento