Demanda oferta equilibrio
Teoria do valor-trabalho: O valor do bem surge da relação social entre homens, dependendo do tempo produtivo (em horas) que eles incorporam na produção de mercadorias. Nesse sentido, a teoria do valor-trabalho é objetiva (depende de custos de produção).
A teoria do valor-utilidade veio complementar a teoria do valor-trabalho, pois não era mais possível predizer o comportamento dos preços dos bens apenas com base nos custos da mão-de-obra (ou mesmo custos em geral) sem considerar o lado da demanda (padrão de gostos, hábitos, renda, e outros)
Utilidade total: é o aumento da procura de um bem (produto) ou serviço.
Utilidade Marginal: é a satisfação obtida pelo consumidor chegando à saturação do bem ou serviço.
Exemplo: Paradoxo da água e do diamante. Não há nada de mais útil que a água, mas ela não pode quase nada comprar; dificilmente teria bens com os quais trocá-la. Um diamante, pelo contrario, quase não tem nenhum valor quanto ao seu uso, mas se encontrará frequentemente uma grande quantidade de outros bens com o qual trocá-lo.
Conceito de demanda
A demanda de um produto é definida como o conjunto das diversas quantidades que os usuários estão dispostos a adquirir desse produto, por determinado de tempo.
Fatores que influenciam a demanda: * O preço do produto; * Os preços de outros produtos, substitutos ou complementares; * A renda dos consumidores; * Os gostos (Hábitos) e preferências; * As expectativas de variação de preços * Localização do consumidor (fator sazonal) * Condições de crédito
Lei geral da demanda
Considerando constantes os demais fatores, podemos dizer que a quantidade demandada de um bem ou serviço varia no sentido inverso de seu preço, ou seja, a quantidade demandada é