Equilibrio Acido Base
CAMPUS DIADEMA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
Disciplina: Química das Transformações Experimental
Experimento Nº 7:
Equilíbrio Ácido Base
Prof. Dr. Leonardo José Amaral de Siqueira
Prof. Dr. Ricardo Alexandre Galdino da Silva
Por
Bianca Chames Ozaki
Laís Salvador Zara
Valéria Equi Brasilio
n° 76.183 n° 78.998 n° 76.536
Diadema
11 de Março de 2013
Resumo
Os experimentos descritos a seguir sobre equilíbrio químico referem-se à comparação da estimativa de pH por meio de recursos visuais através da utilização de indicadores universais, com o pH obtido por meio de cálculos baseados na concentração e equilíbrios gerados por ácidos e bases fracas.
A influência da adição de um íon comum à soluções que formam equilíbrios também é avaliada de acordo com as variações de pH que promove, esses efeitos serão observados nas partes A e B do experimento.
Na parte C os sais que provêm de reações de neutralização com ácidos ou bases fracas também são avaliados quanto à formação de equilíbrios. É realizada também a determinação de pH visualmente e por meio de cálculos baseados em concentrações e constantes de equilíbrio referentes aos íons gerados em solução por dissociação.
Por fim, as propriedades anfotéricas de alguns compostos serão avaliadas na parte D do experimento.
Introdução
O estudo dos equilíbrios químicos é necessário para o entendimento de diversas transformações químicas e biológicas que ocorrem diariamente nos seres vivos e que fazem parte de processos químicos naturais ou necessários para a produção de diversos compostos pela indústria.
Esse tema está intimamente relacionado com o conceito de ácido e base de
Bronsted-Lowry, dois químicos que separadamente propuseram uma mesma definição para ácidos e bases no início de século XX.(1)
Segundo a teoria de Bronsted-Lowry, ácidos são doadores de prótons (H+) enquanto que bases agem como receptoras de prótons (H+). Essa nova