239046718
1950 palavras
8 páginas
A TRISTE HISTÓRIA DE ABSALÃOO que me deixa mais extasiado na história de Absalão é que a Bíblia revela que “Não havia, porém, em todo o Israel, homem tão belo e tão aprazível como Absalão; desde a planta do pé até a cabeça, não havia nele defeito algum” (2 Sm 14.25). Essa descrição se refere ao retrato falado, ou seja, a exteriorização do jovem Absalão. Por fora, Absalão era uma perfeição. Um referencial de beleza a todos. Mas se por um lado, o da aparência, tratava-se de uma aglomeração de adjetivos esmerados, o que dizer a respeito do outro lado, o lado interior? O que será que Absalão encobria e ocultava no meio de tanta formosura? O próprio Jesus Cristo responde “nada há encoberto que não haja de revelar-se, nem oculto que não haja de saber-se” Por fora, Absalão era palco de deslumbramento, mas por dentro, em oculto, não passava de podridão. A essa classe de pessoas, o próprio Jesus disse “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas, interiormente, estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia”.
A bíblia nos ensina que "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida” (Pv 4.23) “Porque do coração procedem os maus pensamentos” (Mt 15.19) "E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, Mas o seu coração está longe de mim" (MC 7.6). Como descrever então o coração do vistoso Absalão?
1. Omisso. Quando Tamar, estuprada por seu irmão Amnom, coloca cinza na cabeça, rasga suas vestes reais, põe as mãos sobre sua cabeça e sai pelas ruas clamando por ajuda, ela se depara com Absalão, seu irmão, que em vez de ajuda-la disse “Esteve Amnon, teu irmão, contigo? Ora, pois, irmã minha, cala-te; é teu irmão. Não se angustie o teu coração por isto. Assim ficou Tamar, e esteve solitária, em casa de Absalão, seu irmão” (2 Sm