Equilibrando-se no caminho
E-mail: murretti@hotmil.com
[Escolha a data]
EQUILIBRANDO-SE NO CAMINHO
Sistema de dois pesos e duas medidas
Injustiças, um mal que provém da lógica do julgamento ao nível dos parâmetros racionais entre os homens. Conforme dizia o Filósofo Francês Rousseau, “o primeiro passo para o bem, é não fazer o mal…”, mas em nossas sociedades temos acompanhado situações lamentáveis, senão mesmo lastimáveis com a proliferação da insensibilidade e degradação de valores morais e postura humana.
A lógica da vida, é na sua generalidade equidistante da lógica matemática; A vida possui campos de acção, possui directrizes próprias à natureza.
Já na “nossa lógica” mental procuramos dar direcção e sentido às coisas, aos eventos, aos factos e em geral à vida, mas descobrimos que ela só tem sentido mesmo, quando eliminamos as mazelas, abandonamos as dificuldades, suprimos e corrigimos o mal para garantir o bemestar.
Ora, o que acontece é que, a maioria dos sistemas sociais instalados no nosso país, funcionam a reboque, e em alguns casos quase não funcionam! Aconteceu uma vez, estando numa das esquadras da Policia, indo apresentar o caso de furto de pneus de uma viatura, devia ser por volta das 23 horas, tendo sido mandado aguardar, supostamente porque entravam dois estrangeiros brancos, os quais haviam sido assaltados (valor monetário, celulares até a documentação oficial básica que tinham). Nisto viu-se um dos Oficiais em dia, preocupado em atender condignamente aqueles, enquanto nós que já lá estávamos a espera de dar prosseguimento ao “nosso caso”. Enfim, passou algum tempo, e logo em seguida fomos ordenados a procurar outra área de jurisdição, pois segundo o Oficial, existem restrições para atender situações diferentes, para diferentes bairros…
Outro caso alarmante, são os atendimentos nas unidades hospitalares, aliás até porque o assunto das unidades sanitárias é um caso de barba branca. Normalmente os enfermeiros
atendem