História da yoga.
Pode-se distinguir seis fases no desenvolvimento do Yoga:
1ª - Yoga Arcaico ou Proto-Yoga do período antigo, que pode ser reconstruído a partir dos restos arqueológicos da civilização do Indo-Sarasvati (ca. 3000-1800 a.C.) e também das descrições contidas nos hinos das quatro coletâneas védicas.
2ª - Yoga Pré-Clássico, que começou com os primeirosUpanishads (ca. 1500 a.C.), que expõem uma forma de misticismo sacrifical baseada na internacionalização do ritual brâmanico. Esses esforços levaram ao desenvolvimento de uma rica tecnologia contemplativa que envolve práticas e conceitos yogues antigos, baseados na metafísica não-dualista do Vedanta.
3ª - Yoga Épico (ca. 500 a.C.-200 d.C), que evoluiu na era dos Upanishads intermediários e da epopéiaMahabharata. Aqui testemunhamos a proliferação de doutrinas e escolas que, em sua maioria, professam o não-dualismo. Os ensinamentos do Yoga se desenvolveram em íntima associação com as idéias da tradição Sâmkya. Como muitos desses desenvolvimentos estão registrados no Mahabharata, essa fase do Yoga Pré-Clássico pode também ser chamada de Yoga Épico.
4ª - Yoga Clássico (começando ca. 200 d.C.), que tem sua fonte no Yoga Sutra dePatanjali, desenvolvendo-se por vários séculos através de uma extensa literatura de comentários. Seus fundamentos metafísicos já não são mais os do Vedanta, mas adota uma interpretação estritamente dualista da realidade.
5ª - Yoga Pós-Clássico (ca. 200 d.C.-1900 d.C.), que retomou os ensinamentos não-dualistas do Yoga Pré-Clássico, ignorando grande parte da filosofia dualista de Patanjali, embora recorra ocasionalmente ao seu delineamento do caminho óctuplo e às suas excelentes definições. Esse é o período dos Yoga-Upanishads, das escrituras do Tantra e do Htahta-Yoga.
6ª - Yoga Moderno(começando ca. 1900 d.C.), que é sintetizado no Yoga Integral de Sri Aurobindo e nas muitas escolas ocidentais de Hatha Yoga.
Benefícios da Yoga.
A yoga é uma filosofia