Mundo de sofia
A forma como se originou o Yoga dentro da história tradicional, ainda é um mistério. Segundo as tradições, o Yoga se desenvolveu à partir das observações dos movimentos existentes na própria natureza, dos gestos dos animais, das sensações dos vegetais, dos sons da natureza, da força das montanhas e da energia transformadora do Sol.
De acordo com nossas pesquisas desenvolvidas a mais de 25 anos, o Yoga surgiu em torno de 50.000 anos A.C. e as suas tradições orais foram passadas para as novas gerações, ou seja, os ensinamentos fundamentais. Esses ensinamentos não se perderam ao longo dos anos e foram passados de geração a geração, transmitidos de mestre para discípulos e de pai para filho. Por volta do ano 300 A.C., o Yoga foi codificado por um grande pesquisador e mestre da época, conhecido por Pantajali, que desenvolveu um sistema didático para o estudo e a prática desta Ciência Natural, o "Yoga Sutras".
Assim, compreendemos que a procedência do Yoga ocorreu praticamente junto com a origem da Humanidade. O que antecedeu todos os grandes acontecimentos da História, conseqüentemente, influenciou todos os conceitos filosóficos e científicos desenvolvidos ao longo dos anos.
Atualmente, o Yoga se consolida como uma Ciência Natural, a qual desperta o ser humano para a sua natureza essencial, a vida do Espírito. E isso se dá por meio das práticas de exercícios físicos, respiratórios e sons (os mantras). Em decorrência dessas práticas, as capacidades e potenciais que