Equações químicas
Em nosso dia a dia estamos cansados de ver fenômenos que fazem parte de nossa vida cotidiana, entretanto, muitos de nós não se interessam em saber o porquê de certas reações acontecerem. Espera um pouco! Eu disse reações? Pois bem, o processo pelo qual moléculas se quebram dando origem a novas estruturas é chamada reação. Substâncias que não passaram por esse processo são chamadas de reagentes e os resultados obtidos são considerados produtos. É de extrema importância saber o porquê de reações acontecerem, pois nos ajudam a entender de forma clara o mundo a nossa volta. Ter em mente o porquê de a vela ascender, ou saber o tipo de reação que ocorre em cada mistura em um laboratório pode ser uma das melhores formas de entender outras situações presentes em nosso mundo.
Em nossa aula experimental classificamos alguns tipos de reações com base em seus respectivos fenômenos. Em reações de síntese temos alguns regentes e, com base neles, obtemos um único produto. Na reação de decomposição, obtemos mais de um produto utilizando um único reagente. Nas reações de simples toca, temos uma reação com uma substância composta na qual essa ultima se transformará em uma nova substância simples. E, finalmente, nas reações de dupla troca, dois reagentes trocam seus íons ou radicais entre si, resultando em dois novos compostos.
Temos ainda as reações de oxirredução onde ocorre a troca de elétrons entre os reagentes. As espécies que cedem elétrons são chamadas de redutoras, já as que recebem elétrons são oxidantes. Em muitas reações existe a liberação de calor que são chamadas de exotérmicas. Quando, neste caso, o calor é absorvido, a reação é endotérmica, já em soluções aquosas temos:
Reações de precipitação
Reações ácido-base
Reações com liberação de gases
Reações de oxirredução
Reações de complexação Enfim, existem vários casos de reações em toda parte, basta observarmos os diferentes resultados dessas reações e esquecermos um pouco da vida