Resenha do artigo – “A questão do Método na Educação Popular e na Teologia da Libertação”
Mathhitas Preiswerk
O artigo “A Questão do Método na Educação Popular e na Teologia da Libertação” do teólogo suíço metodista Matthias Preiswerk, publicada em Estudos Teológicos, Órgão Quadrimestral editado pela Escola Superior de Teologia, Instituto Ecumênico de Pós-Graduação, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil, ano 35 (1995) nº 3. Trata-se de um estudo dirigido para os setores da teologia prática e da educação popular. O texto foi dividido em sete subtítulos que proporcionam ao leitor uma melhor compreensão das questões que tangem os assuntos centrais: Método, Teologia da Libertação e Educação Popular.
O artigo propõe uma reflexão sobre a aplicação e do tipo de método que deveriam ser empregados na Educação popular e na Teologia da Libertação na América Latina. Além de dissertar sobre a importância do método tanto no campo da teologia quanto na pedagogia. Segundo Preiswerk, no campo da teologia, a pergunta pelo método é uma pergunta pedagógica: como aprender não é uma questão instrumental, já que o objeto da teologia escapa à apreensão, à verificação e a manipulação empírica; como aprender a Deus, como aprender a fé não é, em primeiro lugar, uma pergunta de educação cristã ou de catequese, e sim de teologia fundamental. Já no campo da pedagogia, a pergunta pelo método é mais do que a questão didática da forma de se comunicar um saber, um fazer ou um comportamento. É a questão da educabilidade: saber se o ser humano é realmente capaz de aprender. Trata-se de uma questão antropológica e, a partir da fé, teológica.
O autor segue apresentando suas ideias a partir da perspectiva da educação e da religião no povo latino-americano, e se detêm ao desenvolvimento de um trecho específico sobre a relação do desenvolvimento da fé e o método pedagógico. De acordo com Preiswerk, pelo viés pedagógico, o debate sobre a fé dos pobres tem a ver com as repercussões da