Equações de maxwell
Leis de Gauss para a eletricidade
E = Campo Elétrico ρ = densidade das cargas elétricas ε0 = constante da natureza
Nabla =variação dos campos elétrico e magnético no espaço tridimensional.
É equivalente à lei de Coulomb em situações estáticas. Ela relaciona os campos elétricos e suas fontes, as cargas elétricas, e pode ser aplicada mesmo para campos elétricos variáveis com o tempo.
Ela expressa a maneira pela qual um campo elétrico, devido às cargas elétricas varia em função da distância. Por outro lado, quanto maior for a densidade da carga (maior quantidade de elétrons num determinado espaço, por exemplo), mais forte será o campo.
Leis de Gauss para o magnetismo
B = Campo Magnético
Ela evidencia ainda a não existência de monopolos magnéticos (não existe polo sul ou polo norte isolado). De acordo com essa lei, as linhas de campo magnético são contínuas, ao contrário das linhas de força de um campo elétrico que se originam em cargas elétricas positivas e terminam em cargas elétricas negativas. Ela diz que não se pode fazer uma afirmação similar em relação ao magnetismo porque as “cargas” magnéticas (ou “monopolos” magnéticos) de Mesmer não existem: se cortarmos um ímã pela metade não haverá um polo “norte” isolado e um polo “sul” isolado; cada parte terá agora seus polos “norte” e “sul”, respectivamente.
Lei de Faraday da Indução
Ela descreve as características do campo elétrico originando um fluxo magnético variável. Os campos magnéticos originados são variáveis no tempo, gerando assim campos elétricos do tipo rotacionais. Ela nos mostra como um campo magnético variável induz um campo elétrico.
Lei de ámpere
μ0 = constante da natureza j = a densidade de corrente de condução.
A quarta descreve o contrário: como um campo elétrico variável (ou uma corrente elétrica) induz um campo magnético. Ela descreve a relação entre um campo magnético e a corrente elétrica que o origina. Ela estabelece que um campo magnético é sempre