Eplepsia Conceito
Epilepsia é uma doença caracterizada por crises compulsivas provocadas por descargas elétricas em uma parte ou em todo o cérebro, por isso designadas crises focais, ou de uma área mais extensa envolvendo os dois hemisférios cerebrais, dando origem às crises generalizadas, é também caracterizada por uma alteração súbita da consciência, podendo ou não ser acompanhada de abalos musculares. (Bacheschi, 2007 pag.235).
As crises epilépticas podem levar a alterações breves da consciência, distorções das sensações, manifestações autonômicas ou perda do controle dos movimentos. É possível que uma pessoa tenha um ou mais tipos de crises. Há inúmeros tipos de crises epilépticas, classificadas de acordo com o modo como ela se expressa.
Crise epiléptica é a ocorrência de sinais e/ou sintomas transitórios decorrentes da atividade neuronal excessiva ou síncrona no cérebro (Nitrini, 2005).
Tipos de crises
As crises podem ser de diversos tipos, conforme o comprometimento do hemisfério afetado. Dependem das funções dos neurónios onde se dá a dita descarga eléctrica anormal, bem como se a descarga se circunscreve apenas a um grupo de células ou se propaga a outros, ou inclusive, se atinge simultaneamente todos os neurônios. Tais crises podem se apresentar de diferentes formas:
Crises generalizadas tônicas - clônicas: É uma crise generalizada que normalmente dura entre 30 segundos a vários minutos e pode ser bastante assustadora para quem assiste.
Inicia-se por perda súbita da consciência, às vezes, precedida por um grito; seguida de queda, e início da fase tônica, onde a pessoa revira os olhos, se estica, ficando toda dura; a respiração para e a pessoa fica arroxeada. Isto dura poucos minutos. Logo em seguida vem à fase clônica, onde a pessoa começa a apresentar abalos musculares, se debatendo. A respiração se reinicia forte e rápida, produzindo o ronco; aumenta a salivação e devido a respiração forte pela boca, surge a espuma. Pode haver liberação dos