analise das principais características da cultura brasileira segundo o conceito do homem cordial de "Sérgio Buarque de Holanda"
(Sérgio Buarque de Holanda)
● Aponte e analise as principais características da cultura brasileira segundo o conceito do homem cordial.
Sérgio Buarque de Holanda traz em sua obra “Raízes do Brasil”, as características culturais brasileira tomando por base o conceito do “Homem cordial”. Inicialmente em sua obra ele vem relacionando a “vida familiar” com a “vida Social” em que as relações sociais modernas exigem que o indivíduo se apresente desvinculado as virtudes familiares e preparado para enfrentar as novas demandas da vida social. Questão esta que gera um conflito em meio a sociedade brasileira que marcada pelo patriarcalismo, trazem em sua essência os firmes laços de afeto familiares. “... E se bem considerarmos as teorias modernas, veremos que elas tendem cada vez mais a separar o individuo da comunidade doméstica, a libertá-los, por assim dizes, das “virtudes familiares”. Dir-se-á que essa separação e essa libertação representam as condições primárias e obrigatórias de qualquer adaptação à vida pratica ”. HOLANDA (2004, p. 143).
O homem se explica por sua própria história e relações sociais; assim, o forte vinculo familiar do povo brasileiro explica-se pelo tipo de família patriarcal que impera no Brasil desde sua formação. Patriarcalismo que no âmbito do poder, tomando como exemplo a política, o individuo passa a viver esta política como se fosse sua família, fator este que impede que se estabeleça a impessoalidade que se faz importante para que se estabeleça e se cumpra as leis. Em se tratando de leis, vale lembrar o primeiro código de Lei Amurabi criado na mesopotâmia, o qual estabelecia que se houvesse um crime, para este teria um castigo, e esta alei aplicava-se a qualquer individuo independente de quem era. Era inadmissível que acima da coletividade e acima da pátria; ou seja, acima do bem de ambos se colocasse alguém do âmbito familiar.
A formação social brasileira tendo