Epistolas Pastorais
Epístolas Pastorais
ALUNO: Osmar Santos
Trabalho apresentado para avaliação na disciplina Epístolas Pastorais, do Curso de Formação Ministerial, da FATAB – Faculdade de Teologia Avivamento Bíblico.
SUMÁRIO
ALUNO: Osmar Santos 5
11
INTRODUÇÃO
As duas Epístolas a Timóteo e a Epístola a Tito são conhecidas comumente como Cartas Pastorais. Foram assim chamadas, não só por seu conteúdo, mas também por serem dirigidas a pessoas em vez de comunidades como nas outras cartas. Os destinatários são dois colaboradores de Paulo, que estão à frente das comunidades locais de Éfeso e Creta.
O seu conteúdo é eminentemente pastoral, pois se dão normas e conselhos para o bom andamento daquelas comunidades, ameaçadas pelo influxo de falsos mestres. Contém também orientações sobre a organização das igrejas e a função dos ministros. As três, além disso, coincidem no estilo simples e no tom familiar, que denota a preocupação de formar aqueles que desempenham uma missão pastoral.
Paulo enumera as qualidades que devem ter os futuros chefes das Igrejas. Dá conselhos sobre a conduta pessoal que se deve ter e pede aos dois, Tito e Timóteo, que se concentrem nas coisas essenciais e não se deixem extraviar diante de tantas doutrinas errôneas postas em circulação. O melhor modo de contra-atacar as idéias erradas é ensinar a verdade.
A preocupação central das três cartas é garantir as igrejas como instituição, conservar o ensinamento tradicional e defender-se das ameaças do desvio doutrinal. Para isso é preciso nomear chefes competentes e fidedignos, manter a ordem e regular o culto.
1 questionário módulo espistolas pastorais
1. Porque estás epístolas são chamadas de epístolas pastorais?
R. As epístolas, em termos gerais, se concentram em questões internas da igreja. As epístolas respondiam a essas