apostila teologia
MINISTRADA EM 03 de DEZEMBRO 2011
PROFESSOR – ESEQUIAS SOUSA
FACULDADE KURIOS
ADMINISTRAÇÃO ECLESIÁSTICA
REV. GILDÁSIO JESUS B. DOS REIS 2007
Conceito de administração geral É um conjunto de ações voltadas para realização de um objetivo, porém, se faz por meio de um processo divisível em partes ou etapas que, na sua continuação, levam ao resultado final. Essas etapas podem ser definidas e caracterizadas por funções específicas, marcadas por um grau maior ou menor de dificuldades que exigirão um grau maior ou menor de especialização. Assim o processo de realização de um objetivo pode ser estudado como uma série de funções especializadas; funções que devem ser reunidas para se obter, da forma mais eficiente, o resultado almejado.
ASPECTOS
ABORDAGENS PRESCRITIVAS E NORMATIVAS DE
PRINCIPAIS
ADMINISTRAÇÃO
TEORIA
TEORIA DAS
TEORIA
CLÁSSICA
RELAÇÕES
NEOCLÁSSICA
HUMANAS
Nas tarefas e na
No ecletismo: tarefas,
Ênfase
estrutura
Nas pessoas pessoas e estrutura
organizacional
Abordagem da
Organização formal
Organização informal
Organização formal e
. Organização exclusivamente exclusivamente informal Estrutura formal como
Sistema social com
Conceito
conjunto de órgãos,
Sistema social como objetivos a serem de Organização cargos e tarefas conjunto de papéis alcançados 6 A Teoria Clássica da Administração foi idealizada por Henri Fayol. Calacteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do Homem Econômico e pela busca da máxima eficiência. (Cf.
CHIAVENATO, ldalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 4. ed. São Paulo: Makron,
1993.
Origem
A administração apareceu corno ciência independente no fim do século XIX. “Todo homem procura obter o máximo com o mínimo de esforço”. Este princípio determinou a procura do rendimento