epis pes
Resistência à queda de produtos
Deve ter biqueira de aço de 200 Joules e 15 kN. O mercado oferece diversas opções como couro, tecido, laminado sintético, PVC, PU ou borracha. Já o solado, pode ser, em borracha, PU ou PVC. No canavial, a biqueira de aço de 100 Joules protege de impactos do facão.
Condutivo, isolante e antiestático
O cabedal pode ser em couro e o solado em PU, de resistência elétrica, ou borracha específica para o risco. Há calçados impermeáveis em borracha ou elastomérico, que podem ser condutivos, antiestáticos ou isolantes elétricos.
Resistência térmica
Pode ser em couro com solado de borracha nitrílica ou em fibra de carbono para alta temperatura. Para a baixa, pode ser couro, PVC ou PU, com solado de borracha natural. Há materiais diferenciados para palmilhas.
Resistência à penetração de objetos pontiagudos
Cabedal em couro, PVC ou borracha. As palmilhas devem ser antiperfurantes e anticortantes, como de aço ou outro material resistente. As fibras de aramida em palmilhas, por exemplo, protegem os calçados de perfuração.
Operações com água
Os calçados devem ser hidrofugados (resistentes à passagem de água) ou impermeabilizados. Quando há uma exposição maior à água, recomenda-se calçados em PVC com solado em PVC ou PU (bota inteira).
Respingos de produtos químicos
Podem ser de couro emborrachado, com solado em PU. O importante é que se considerem os seguintes quesitos para fazer a escolha correta: degradação, permeação e tempo de resistência.
Para os fins de aplicação desta Norma Regulamentadora – NR6, considera-se Equipamento de Proteção Individual - EPI,todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho. Entende-se como Equipamento Conjugadode Proteção Individual, todo aquele composto por vários dispositivos, que o fabricante tenha associado contra um ou mais riscos que possam ocorrer