Internet das coisas
Internet das Coisas
Trabalho de Estudo Dirigido apresentado à Faculdade de Tecnologia IBTA para a disciplina de Sistemas Operacionais
Orientador: Prof. Alexandre Marakami
Internet das Coisas - IoT
A Internet das Coisas (IoT, da sigla da expressão em inglês, Internet OfThings.) e um termo padrão para objetos inteligentes num mundo onde essa inteligência se torna ubíqua. É uma rede de objetos com conexão habilitada, juntamente com serviços web que integram informações a esses objetos. Parte da infraestrutura da Internet das coisas e definidas como tecnologias RFID, sensores, rede wireless, etiquetas com código 2D e smartphones.
A Internet das Coisas implica em uma relação simbiótica entre o mundo físico e o mundo digital, com entidades físicas tendo também sua única identidade digital, podendo com esta comunicar-se e interagir com outras entidades do mundo virtual, sejam estes outros objetos ou pessoas. E não estamos falando de futuro, mas algo que já é realidade.
Essa realidade já pode ser vista nos nossos lares, as chamadas smart houses têm sensores ligados às casas de forma a interagirem com os moradores até quando eles estão fora. Um bom exemplo são as babás eletrônicas, que vigiam as crianças, enviam mensagens sobre o que elas estão fazendo e avisam em caso de choro ou emergência. Dentre as soluções já desenvolvidas há os detectores de fumaça, que avisam o proprietário da casa através do smartphone que a casa está incendiando e que até emite sinais de voz indicando de onde vem o fogo. Algumas casas também já estão utilizando fechaduras eletrônicas, que controlam sua abertura e fechamento através de comandos do celular.
Veja abaixo alguns dispositivos pra sua casa:
1º SMART GRILL: ativada por voz, que serve comida com base nas preferências do usuário. A grelha, que deve chegar ao mercado em 2015, conecta-se a um banco de dados de receitas, dá instruções e até envia