Segurança do trabalho
Amigos, os EPIs, equipamentos de proteção individual, são itens fundamentais no dia-a-dia de obra porque são eles que garantem a proteção dos nossos profissionais, zelando pela vida e integridade física de cada um, junto com os EPCs, equipamentos de proteção coletiva, são os carros-chefe da segurança de obras.
Veja mais sobre EPCs em: Conheça os EPCs, Passo a Passo!
Exija sempre de seus profissionais a utilização dos EPIs. O funcionário que não utiliza os EPIs corretamente está passível de advertências, suspensões e até demissão por justa causa.
Vejam abaixo quais são os principais EPIs utilizados em obras e suas funções.
Capacete: Proteção do crânio contra impactos e choques elétricos. O conjunto é formado por capacete, carneira e jugular. Óculos de Segurança: Proteção dos olhos contra partículas, faíscas, respingos de produtos químicos. Os óculos de lentes escuras protegem contra radiação solar. No mercado tem óculos de lentes transparentes e lents escuras de diversos modelos.
Luva de Raspa: indicada para atividades de manipulação de materiais desgastantes ou perfurantes, como transporte de blocos de concreto.
Luva de Lã Pigmentada: utilizada para serviços não desgastantes aonde é necessário abrasão e tato. Serviços com materiais desgastantes é indicada a luva de raspa. Luva de Kevlar: Luva de alta resistência a cortes. Indicada para atividades que exijam bom tato e abrasão.
Macete 1: Clientes privados do setor de mineração e siderurgia exigem que os carpinteiros utilizem esse tipo de luva.
Luva de Vaqueta: indicadas exclusivamente para atividades dos eletricistas e ajudantes de eletricistas. É uma luva bem mais cara que a luva de raspa. Luva de Látex: indicadas para trabalhos com cimento, cimento branco, argamassa e outros produtos que sofrem reações químicas e que é necessário tato.
Creme Luvex:é um creme que cria uma camada impermeabilizadora nas mãos evitando o contato com produtos