Questionário
Disciplina: Língua Portuguesa
Módulo: 1.1 Língua, Educação e Pedagogia.
QUESTIONÁRIO
1. Qual a tese defendida pelo autor do texto?
O autor defende que as leis não foram feitas para atender a vontade da maioria, mas sim a vontade daqueles que detêm o poder com objetivo de mantê-los escravizados, pois o não cumprimento da lei leva a punição que vem através da violência e da perda da liberdade.
“as leis não foram feitas para atender a vontade da maioria, mas sim a vontade daqueles que detêm o poder.”
2. Na primeira frase, revela-se o posicionamento do autor. Esse posicionamento mostra que o autor concorda com o modo de se criarem constituições?
O posicionamento do autor discorda com o modo de se criarem constituições, pois acredita que as leis favorecem quem está no poder e desfavorecem o povo.
3. Qual a expressão coesiva (uso de um articulador ou conectivo) que reforça o posicionamento do autor, ainda no primeiro parágrafo?
A expressão utilizada é “portanto” em: “Portanto elas serão sempre, e em toda parte, aquelas que mais vantagens possam trazer à classe dominante e aos poderosos.”.
4. O texto existe para acusar que há uma falácia (argumento ilógico, falso, sem fundamento) no conceito de lei. De que falácia se trata?
As leis são uma forma de exigir que as pessoas façam aquilo que é vontade do outro, e ela funciona apenas porque não cumpri-la leva a punição (violência, privação da liberdade e morte) então não se pode dizer que “a essência da legislação está no Sujeito, no Objeto, no Direito, na ideia do domínio da vontade coletiva do povo”, afinal, o povo não quer ser punido com violência, privação da liberdade e morte.
5. No terceiro parágrafo, o autor, para afirmar sua tese, precisa negar outra. Qual é ela?
A essência da legislação está no Sujeito, no Objeto, no Direito, na ideia do domínio da vontade coletiva do povo.
O autor nega a tese que diz que essência da legislação está no Sujeito, no Objeto, no