EPIDEMIOLOGIA
LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO
INTRODUÇÃO
A promoção de saúde em uma população é um importante recurso para estabelecer a prevenção da cárie dental. Quando associada às escolas, ela altera hábitos e comportamentos de forma favorável na redução de cáries. Durante a infância, a escola assume papel de destaque na função social e na potencialidade para o desenvolvimento de um trabalho sistematizado e contínuo, pois reúne crianças em idades favoráveis à assimilação de medidas preventivas, e sua importância na promoção da saúde é confirmada pelo impacto que esses programas têm junto a esses alunos.
Qualquer local com potencial para melhorar as condições de saúde e, consequentemente, promover saúde deve ser aproveitado em suas potencialidades, podendo ser uma escola, universidade, hospital, um local de trabalho, uma comunidade, ou uma associação profissional.
METODOLOGIA
A epidemiologia acadêmica surge assim, como uma metodologia de ensino que viabiliza ações em promoção de saúde baseado em um processo ensino-aprendizagem que permite ao futuro profissional de saúde desenvolver habilidade técnica e consciência do impacto de suas ações como componente de mudança social.
Estabelecendo o andamento das ações na retomada do curso de odontologia (UniEuro) durante o segundo semestre, tivemos aulas em classe, realizamos exercícios de calibração em seguida fomos á pratica na clinica para avaliarmos as condições de saúde bucal da turma. Neste estudo foi obtido um índice CPOD de 3,65, considerado moderado.
Previamente calibrados, fomos encaminhados à escola. Os dados obtidos provém de um estudo transversal, sendo a população de referência constituída de escolares de 6 a 10 anos compreendendo as séries 1°ano “A” + classe especial (matutino) e 3° ano “C” (vespertino). A análise dos dados recolhidos foi efetuada com o índice CPOD. Os exames clínicos foram realizados após a