Epidemiologia
Curso = Educação Física
Professora
Anatomia Humana
1. Conceituar anatomia em sentido amplo e em sentido restrito;
Anatomia é a ciência que estuda macro e microscopicamente a constituição e desenvolvimento dos seres organizados. A Anatomia (Ana = em partes; tomia = cortar) em suma, é o estudo pela dissecação de peças previamente fixadas por soluções apropriadas. E Anatomia em sentido restrito em nosso caso, trata-se principalmente do estudo anatômico do ser humano pelas ciências radiológicas.
2. Citar os sistemas e os aparelhos do organismo;
O corpo humano é composto pelos sistemas tegumentar, esquelético, muscular, nervoso, circulatório, respiratório, digestivo, urinário, endócrino e sensorial que, agrupado convenientemente, formam os aparelhos locomotor e urinário.
3. Conceituar normal em Anatomia, variação anatômica, anomalia e monstruosidade;
Para o anatomista, normal é puramente uma conceituação estatística, já para o médico, é o que é sadio ou com saúde, não doente. Variação anatômica são as diferenças morfológicas que podem se apresentar externamente ou em qualquer dos sistemas do organismo sem que isto traga prejuízo funcional para o indivíduo. Anomalia é uma perturbação funcional do padrão anatômico que perturba a função de indivíduo ou de um sistema. E a monstruosidade, é quando a anomalia e muito acentuada, incompatível com a vida.
4. Citar os fatores gerais de variação anatômica: idade, sexo, raça, biótipo e evolução.
5. Definir Biótipo:
São caracteres herdados ou adquiridos pelo indivíduo.
6. Definir longilíneo, brevelíneo e mediolíneo e citar suas características morfológicas:
Os longilíneo são magro, com pescoço longo, tórax achatado Antero - posteriormente e membros longos em relação ao corpo. Os brevilíneos são atarracados em geral baixos, pescoço curto, grande diâmetro do tórax Antero - posteriormente e membros curtos em relação ao corpo. Os medíolíneos normalmente apresentam caracteres