epidemias em microbiologia
Continente Africano
Zimbábue
O surto:No período de 2008 a 2009 o país sofreu uma grave epidemia de cólera.Os números chegaram a 98.000 casos.A contagem da OMS apontou 4.287 óbitos desde a eclosão da epidemia em Agosto de 2008.Na época a OMS estimou que metade da população de 12 milhões de habitantes,poderia estar contaminada com o bacilo da doença. Em 17 de Dezembro de 2008 as autoridades sanitárias do país reconheceram sua incapacidade de controlar a epidemia declarada em Harare capital do país.
A Causa:Segundo a OMS a ausência de água potável e de um sistema de saneamento básico funcional foram as principais causas da epidemia que assolou esse país.
Consequencia:Uma das principais consequências foi o corte do fornecimento de água a capital do país por falta de produtos químicos para o tratamento de água deixando a cidade quase totalmente sem água.Por toda a cidade eram vistas pessoas passando com galões em busca de água.Outras tinham de cavar nos próprios quintais em busca de poços rasos.Diversas repartições publicas tiveram de fechar em decorrência da falta de água potável.
Aspectos econômicos: Sem uma impressa livre nem liberdade política e de associação,o Zimbábue teve uma ruptura na parte econômico-financeiro a taxa de inflação chegou a 231.000.000% ao ano e a taxa de desemprego alcançou os 85% da população ativa.
Medidas tomadas pelas autoridades:As autoridades chegaram ao ponto de aconselhar eu se evitasse o aperto de mão para evitar a propagação da doença.(As pessoas devem ficar atentas nos casamentos,funerais,e outros acontecimentos sociais porque são agentes de propagação de cólera. Deveríamos evitar apertar as mãos e manter altos parâmetros de higiene) disse o Ministro da Saúde,David Parirenyatwa.
Alcance da epidemia: O surto começou no inicio de 2008 chegando ao auge em setembro do mesmo ano