Rh aplicado
Disciplina: Recursos Humanos aplicados à segurança
Professora: Mara Lúcia Torres
Assunto: As organizações hoje
A COMPLEXA NATUREZA DO HOMEM
Em função da teoria de campo e da teoria da dissonância cognitiva surgem três enfoques ao estudo do comportamento das pessoas, a saber.
1. O homem como um ser transacional, que não só recebe insumos do ambiente e reage aos mesmos, mas também adota uma posição proativa, antecipando-se e, muitas vezes, provocando as mudanças que ocorrem em seu ambiente;
2. O homem com um comportamento dirigido para um objeto, o que significa dizer que é capaz de ter objetivos ou aspirações e de aplicar grandes doses de esforço no sentido de alcançá-lo;
3. O homem como um modelo de sistema aberto, onde “é dirigido para objetos independentemente do meio físico e social, e ativamente envolvido em transações com esse ambiente á medida que persegue seus objetivos.
O comportamento das pessoas em uma organização, é complexo, depende de fatores internos (decorrentes de sua característica de personalidade, como capacidade de aprendizagem, de motivação, de percepção do ambiente interno e externo, de atitudes, de emoções, de valores etc.) e externos (decorrentes das características organizacionais, como sistemas de recompensas e punições, de fatores sociais, de políticos, de coesão grupal existente etc.).
Dentre os fatores externos (ou ambientais) que influenciam o comportamento das pessoas, podem-se incluir pressões do chefe, as influências dos colegas de trabalho, as mudanças na tecnologia utilizada pela organização, as demandas e pressões da família, os programas de treinamento e desenvolvimento empregados pela organização, as condições ambientais (tanto físicas, como sociais) etc.
Estados de Pressões do Influências dos Sistemas Pessoais
energia