Introdução a microbiologia
Carlos Alberto Alves da Silva Núcleo de Pesquisas em Ciências Ambientais (NPCIAMB) calves@unicap.br
Mundo Microbiano
Microbiologia: Área da ciência que dedica-se ao estudo dos micro-organismos, um vasto e diverso grupo de organismos unicelulares de dimensões reduzidas, que podem ser encontrados como células isoladas ou agrupados em diferentes arranjos (cadeias ou massas), sendo que as células, mesmo estando associadas, exibiriam um caráter fisiológico independente.
Micro-organismos - bactérias, fungos (leveduras e mofos), protozoários, algas microscópicas e também os vírus (entidades acelulares).
Cadeias ou arranjos de micro-organismos
Habitat: Atualmente se conhece que habitam todos os ecossistemas existentes no planeta.
Surgimento da microbiologia como ciência: segundo as necessidades da sociedade; epidemias sofridas pela humanidade; avanços tecnológicos; invenção do microscópio.
necessidades da sociedade
epidemias
gripe espanhola
cólera
desenvolvimento tecnológico
invenção do microscópio
Evolução da microbiologia Aconteceu após segunda metade do século XX devido a aplicação de técnicas físicas, químicas, bioquímicas e genéticas. Diferencia-se em disciplinas particulares: microbiologia geral, agrícola, industrial, ambiental, médica e veterinária.
ambiental
médica
industrial
agrícola
Histórico da Microbiologia
Os ancestrais das bactérias foram os primeiros seres vivos que habitaram a terra; Primeiras observações: Esta área do conhecimento teve seu início com os relatos de Robert Hooke e Antony van Leeuwenhoek, que desenvolveram microscópios que possibilitaram as primeiras observações de bactérias e outros microorganismos, além de diversos espécimes biológicos existentes; 1938: Schleiden e Schawnn propõem a teoria celular que inicia a compreensão dos sistemas vivos;
1665: Robert Hooke observou unidades vivas “células”em fatias de cortiça. Isto marcou o inicio da teoria celular.