EPI EQUIPAMENTOS DE USO OBRIGATORIO
Primeiro foi colocado 1/3 de solo, em seguida 2/3 de água e por último 2 colherinhas de sal.
Pude observar que logo de começo tinha 10 cm de solo no fundo de recipiente, depois que agitei e deixei a mistura descansar por uma hora, formou-se uma porção de água bem em cima, outra porção menor de silte+argila+material orgânico no meio, e 8 cm de solo bem no fundo.
Aplicando a fórmula, A=(Y/X)x100, temos um resultado percentual de 80% de areia que o solo contém, nessa experiência.
2.EXPRERIMENTO DE SOLOS CONHECENDO A COMPOSIÇÃO DO SOLO E SUAS DIFERENTES TEXTURAS.
2.1 RECEITA 1: 2 copinhos com pedrinhas;
4 copinhos com areia grossa;
5 copinhos com areia fina;
1 copinhos com argila;
1 copinhos com água;
Misturando tudo em um pote plástico, obtive essa “massa”. Manuseando pude observar que esse solo ficou grosso, com algumas pedrinhas. Basicamente um solo mais arenoso e com mais facilidade de secagem.
2.2. RECEITA 2: 1 copinho de areia grossa;
1 copinho de areia fina;
7 copinhos de argila;
2 copinhos de água;
Misturando tudo em um outro pote plástico pude observar uma outra “massa”, completamente diferente da anterior. Diferente tanto no visual, quanto no tato. Essa mistura foi até mais difícil para torna-la homogenia, tive que colocar 2 copinhos de água ao invés de 1 copinho. E ela ficou mais molhada consequentemente, mas porém não secou com tanta facilidade como a outra e o solo se apresentou mais argiloso, ficou como uma “pasta’’, se embolando e formando bolinhas de argila.
PERGUNDAS E RESPOSTAS:
1. A primeira receita corresponde a que tipo de solo? A primeira receita corresponde a um solo arenoso, com mais presença de areia e pedrinhas.
2. A segunda receita corresponde a que tipo de solo? A segunda receita corresponde a um solo mais argiloso (como descrito abaixo de cada experiência).
3. Identifique o tipo de solo (em relação a granulometria)