A aplicabilidade da biossegurança e da bioética nos recursos estéticos
Visando o bem estar das pessoas, a área da estética envolve diversos procedimentos para uma boa qualidade de vida. A Biossegurança aplicada a Estética tem como base métodos de proteção e prevenção contra microorganismos que podem causar doenças infectocontagiosas, com processos fundamentais e funcionais nos serviços de beleza e saúde, abordando métodos de controle de infecções para a proteção da esteticista e de seu cliente. Atua também na preservação do meio ambiente, descarte de resíduos, manipulação e reduz todos os riscos.
Considerando os fatores de risco, é essencial para o profissional adotar medidas de biossegurança usando os equipamentos de proteção individual (EPI'S), os quais incluem: luvas, avental, gorro, máscara e óculos de proteção. São de extrema importância também os equipamentos de proteção coletiva (EPC’S), para preservar a integridade física da equipe de funcionários contra acidentes no trabalho.
Alguns materiais utilizados pelas esteticistas não são descartáveis, sendo assim, devem passar pelo processo de descontaminação, limpeza, desinfecção e esterilização para minimizar e/ou acabar definitivamente com todos os micro-organismos e materiais biológicos contidos nos instrumentos, cessando qualquer risco de contaminação e infecção para o cliente e profissional.
A biossegurança bem aplicada gera uma boa imagem à empresa e perante os clientes proporcionando diversos benefícios para ambos.
A ética envolve o comportamento do indivíduo, o modo de ser e caráter. Já a moral significa costumes, se preocupa com normas e atos na cultura humana, sendo individual ou em grupo específico, estão associados também com o convívio na sociedade. A bioética na estética indica a conduta profissional através do código de ética, que envolvem princípios gerais, exercício profissional, respeito com clientes, relações com outros profissionais e com entidades de classe. Neste sentido, em grande medida podemos falar de escolhas e decisões que