APLICABILIDADE DA BIOSSEGURANÇA E DA BIOÉTICA NOS RECURSOS ESTÉTICOS
A Enciclopédia de bioética fornece uma definição mais precisa do termo. De acordo com a sua primeira edição, a bioética seria um “estudo sistemático da conduta humana no âmbito das ciências da vida e da saúde analisadas à luz dos valores e princípios morais.” (AGNOL, 2005, p.9).
A Bioética surge com uma resposta democrática da sociedade frente às questões éticas levantadas pelas ciências da vida, inerentes ao desenvolvimento técnico e cientifico ocorrido na segunda metade do século passado. A Bioética deve ser entendida como a ética aplicada na vida. (SEGRE E COHEN, 1995, p.55).
O Diccionario de La Real Academia Española, em sua vigésima primeira edição, define Bioética como a “disciplina científica que estuda os aspectos éticos da medicina e da biologia em geral, assim como as relações do homem com os outros seres vivos”. (LOLAS, 1998, p.13)
CONCEITOS
ÉTICA
Para Barton & Barton (1984) a Ética está representada por um conjunto de normas que regulamentam o comportamento de um grupo particular de pessoas, com, por exemplo, advogados, médicos, psicólogos, psicanalistas etc. Pois é comum que esses grupos tenham o próprio código de ética normatizando suas ações especificas (COHEN E SEGRE, 1995, p.21).
Não há um conceito único sobre o que seja “Ética”, aceito por todos os que se dedicam ao estudo do tema. Existem vários entendimentos sobre seu significado.
A Ética, enquanto disciplina, se refere à reflexão crítica sobre o comportamento humano, reflexão que interpreta, discute e problematiza, investiga os valores, princípios e o comportamento moral à procura do “bom”, da “boa” vida, do “bem-estar da vida em sociedade”. (FORTES, 1998, p.27)
Em contrapartida o termo Ética, muitas vezes usando em um lugar da palavra moral, seria aqui considerado a ciência ou a filosofia da moral. A ética procura justificar racionalmente os princípios que regulam o agir humano estudando o que é bom, mau, justo ou injusto. (CLONET, FEIJÓ E OLIVEIRA, 2005, p.15).