Epi equipamentos de proteção individual
Equipamentos de Protecção Individual ou EPIs são quaisquer meios ou dispositivos destinados a ser utilizados por uma pessoa contra possíveis riscos ameaçadores da sua saúde ou segurança durante o exercício de uma determinada atividade. Um equipamento de proteção individual pode ser constituído por vários meios ou dispositivos associados de forma a proteger o seu utilizador contra um ou vários riscos simultâneos.
2. Objetivo do Trabalho
Demonstrar, classificar e especificar sobre os tipos existentes de EPI voltados para a enfermagem.
3. Bases Teóricas
Equipamento de Proteção Individual (EPI) é todo dispositivo de uso individual, de fabricação nacional ou estrangeira, que visa proteger a saúde e a integridade física dos trabalhadores. Todo trabalhador exposto a riscos é obrigado a utilizar EPI, responsabilizando-se por sua guarda e conservação e devendo avisar o empregador sempre que o EPI apresentar defeitos ou problemas. Os mais comuns são: protetores auriculares, luvas, máscaras, calçados, capacetes, óculos, e vestimentas.
Como medida protetiva à segurança e higiene dos empregados no meio ambiente do trabalho o Equipamento de Proteção mais utilizado pelas empresas é o Individual (EPI).
Na área da saúde o mais comum são Os ferimentos com material perfuro-cortante em geral são considerados extremamente perigosos por serem potencialmente capazes de transmitir mais de 20 tipos de patógenos, dentre eles destacam-se as hepatites e o Vírus da Imunodeficiência Humana - HIV, fazendo com que essa população tenha um risco aumentado em adquiri-las em relação à população em geral.A subnotificação dos acidentes é um desafio para a identificação e estabelecimento de mudanças nas práticas de trabalho que envolve o desenvolvimento de uma política específica de revisão de procedimentos de forma a reduzir a probabilidade de exposição a materiais biológicos. Diante deste panorama o objetivo deste trabalho é avaliar o perfil dos acidentes com material de