Administração
Extraído de: “Projetos Brasileiros: Casos Reais de Gerenciamento”, para fins didáticos.
Introdução
O estudo de caso aborda um grupo de empresas do setor de petróleo e gás que, nos últimos meses do ano de 1989, criou uma nova sociedade com a finalidade de desenvolver um projeto de uma planta industrial de fabricação de insumos para o segmento de petróleo e gás.
O pré-projeto foi desenhado por uma grande firma de engenharia. A área onde a planta seria construída foi cedida pelo governo estadual no Nordeste e foram contratados financiamentos através de bancos nacionais e estrangeiros.
Vale aqui citar o cenário do país naquele período. No final da década de 80, o Brasil saía de um período de ostracismo (isolamento), decorrente da reserva de mercado, consagrada durante o período do regime militar, que impedia o acesso ao mercado internacional e ao conhecimento das novidades tecnológicas já consolidadas nos países democráticos e no primeiro mundo.
Durante aquele período de exceção política, havia leis que impediam a importação da fibra ótica, insumos para a área petrolífera, importação de software estrangeiro, dentre outros bens e serviços. Este impedimento inviabilizava o crescimento econômico cada vez mais sufocado por uma inflação galopante que corroia as estruturas financeiras e políticas.
A mudança nos ares políticos e a promulgação de leis mais alentadoras, a partir da última década do século XX, ocasionaram um anseio e um frenesi para implantação de grandes projetos nas áreas de tecnologia da informação, telecomunicação, petróleo e gás.
Dentro deste novo panorama político e econômico, a questão social deixava de ser uma discussão acadêmica e começava a ser inserida nas discussões empresariais, trazendo uma nova consciência que deu uma conotação de vanguarda aos projetos desenvolvidos neste período que